top of page

o convidado

Residência Artística

Artista residente 2022-23 : Jonathan Pugh

                      O que vês quando avistas o Faial de longe? Que percepção tens tu, visitante, da nossa ilha? E o que descobres quando cá chegas e nos conheces a nós, Faialenses (de nascença ou adopção)?

                      O projecto o convidado, convida um artista para vir visitar o Faial onde irá residir durante uma semana.

                      Crianças e artista exploram diferentes características da ilha guiadas pelos interesses/visão do artista convidado. A percepção de um lugar através do olhar daqueles que vêm de fora leva-nos a descobrir qualidades e características existentes que, por se terem tornado mundanas, passam desapercebidas ao olhar daqueles que habitam a ilha. Antes de chegar ao Faial, o convidado prepara um guião para um projecto que visa interagir com a população da ilha sobrepondo características da ilha assimiladas por quem nela vive, com pormenores observados por aquele que vem de fora cujos interesses, conhecimento, formação ou cultura levam a observações diferentes sobre o que nos rodeia.

Taxonomias arquitectónicas | Casa de Infância de Santo António, Horta

                      Em Julho de 2023, o nosso convidado deste ano - Jonathan Pugh - chegou à ilha. Sendo ele arquitecto, veio de olho aberto para todos os estranhos pormenores que nunca ninguém repara - caixas de contadores de água, grelhas de ventilação, azulejos de santinhos, e muitos outros… os nossos anfitriões da CISA estavam prontos para recebê-lo intrigados pelos vídeos com lápis coloridos a passear por dentro de teatros que ele trouxe para lhes mostrar! Juntos, desenhámos memórias das nossas casas, e criámos colagens usando elementos arquitectónicos do dicionário de arquitectura da Penguin - um dicionário que dançava. Depois, vamos passear pela ilha e fotografar elementos que nos pareceram a nós interessantes - árvores, janelas, marcos do correio, carros e muito mais, os quais foram transformados pelo nosso convidado em pequenos filmes. Criámos uns binóculos de papel para observarmos com atenção pormenores que queríamos desenhar à vista e, por fim, construímos maquetes da Horta usando as taxonomias de elementos arquitectónicos criadas durante a semana. Criámos bairros, igrejas, e casas que se mantiveram de pé, sozinhas!

bottom of page