longas estórias
Arquitectura e Urbanismo
concepção e orientação : Luísa Alpalhão
longas estórias teve como objectivo criar ficções inspiradas nas realidades arquitectónicas da ilha Faial vistas através dos olhos dos mais pequenos introduzindo noções básicas relacionadas com práticas arquitectónicas que ajudam a promover a importância da valorização do património. Ao longo do ano lectivo 2022-23, o projecto longas estórias ramificou-se em 4 pequenos projectos que levaram crianças do 1º ciclo a questionar como são concebidos, desenhados e construídos alguns dos edifícios da ilha. Através de mapeamentos criados com imagens resultantes apenas das nossas memórias, desenhos à vista de vários tipos de edificado e construção de maquetes, aprendemos sobre noções de escala, sobre materiais, sobre diferentes tipos de representação gráfica e sobre como transformar algo bi-dimensional num espaço em três dimensões.
As nossas casas | Turma do 4º ano da EB da Vista Alegre, Horta, Faial
As casas onde vivemos são para nós o sítio mais especial e de onde temos memórias mais vivas. Mas quais como podemos nós representar as relações entre os diferentes espaços, entre quartos e corredores, entre o jardim e a cozinha. A turma do 4º ano da EB da Vista Alegre aprendeu a desenhar representações das suas casas em planta, alçados e cortes que deram origem a pequenas maquetes de casas que misturam realidade e ficção.
Um miradouro com vista para o Atlântico |
Turma do 3º e 4º ano da EB do Capelo, Faial
Ao longo de 10 sessões os alunos da turma do Capelo aprenderam sobre noções de arquitectura através do desenho e concepção de maquetes de um miradouro com vista para o Atlântico. O projecto começou por apresentar noções de escala através do desenho do contorno dos corpos dos alunos. Criámos mapas de memória do percurso da casa à escola, desenhamos edifícios à vista com todos os seus pormenores, e também as vistas de uma janela imaginária que viria a fazer parte do nosso miradouro. Reflectimos sobre os utilizadores futuros e as suas vontades, e também sobre as suas medidas para depois criarmos maquetes dos nossos miradouros com vista para o oceano.
Mapa ocular | Turma do 3º e 4º ano da EB de Castelo Branco, Faial
Quais os locais de que mais gostamos na nossa ilha? O que os torna especiais e qual a relação entre eles? Com a turma do 3º e 4º ano da EB de Castelo Branco construímos um mapa com ícone dos locais de interesse na ilha os quais foram identificados e geograficamente organizados e iluminados para que quem visite o Faial saiba onde ir.