press to zoom

press to zoom

longas estórias

Arquitectura e Urbanismo

concepção e orientação : Luísa Alpalhão 

 

faz parte dos programas* :

BOat.png

 

6ªf | 9h30 - 11h30 (escolas) . sábados | 10h30 - 12h30

1º  | 2º Ciclo               . famílias

consoante o programa**

 

Requer marcação prévia por email.

* Consulta o CALendário para ver os dias exactos em que irá decorrer.
** Consulta os programas
para ver o valores.

                       Que relações existem entre os espaços habitados por nós humanos, mas também pelos animais, e a natureza que nos rodeia? Quais as características das estruturas construídas que são típicas do Faial e que não encontramos noutra ilha, ou noutro recanto do mundo e que, em parte, retratam os habitantes da ilha?

                      longas estórias cruza ficções e realidades sobre o Faial, os seus habitantes, características naturais e construções (formais e informais) arquitectónicas, tanto vernaculares como contemporâneas em torno do elemento água. Sendo o Faial uma ilha encontramos uma grande variedade de elementos do quotidiano relacionados com água, sejam eles estaleiros de barcos de pesca; murais criados por velejadores em trânsito que escolhem o Faial como local de pausa nas travessias do Atlântico; antigos tanques e cisternas para recolha das águas da chuva tão abundante no arquipélago; muros de basalto e outros de cimento que previnem a erosão dos solos; barris ou banheiras convertidos em bebedouros para os animais; ou piscinas naturais públicas. Estes, e outros elementos, fazem parte da paisagem sobrepondo características naturais com outras introduzidas pelo Homem levando a uma transformação constante da paisagem e, simultaneamente, à negligência e esquecimento de algumas destas construções.

                      Ao longo do ano iremos criar três narrativas que irão resultar em três pequenas instalações temporárias para contemplação e uso da população local e visitantes as quais irão sobrepor as características inicialmente documentadas com um novo legado, tanto material como imaterial, provocando transformações físicas e sociais na ilha a curto e a longo prazo.

.