press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom

estórias & materiais

Artesanato e Design

concepção e orientação : Luísa Alpalhão 

 

faz parte dos programas* :

BOat.png

 CASA AZUL vai às escolas
 tardes na CASA AZUL

 

4ªf, 5ªf | 9h30 - 11h30 (escolas) . 4ªf, 5ªf | 15h10 - 16h50 (CA)

1º | 2º Ciclo                     . PP | 1º | 2º Ciclo

consoante o programa. Gratuíto para escolas.**

 

Requer marcação prévia por email.

* Consulta o CALendário para ver os dias exactos em que irá decorrer.
** Consulta os programas
para ver o valores.

                       Quais os materiais/matéria prima que cresce na ilha mas que da sua existência mal damos conta?

                       Em estórias & materiais iremos desvendar algumas das estórias que estes materiais têm para nos contar, estórias de diferentes personagens que vivem ou viveram no Faial ou que simplesmente por cá passaram mas que trabalhavam/trabalham essas matérias primas ou formas de artesanato (como, por exemplo, os recortes de papel, ou os tradicionais bonecos de palha). Juntando materiais e estórias antigas e contemporâneas iremos, com a ajuda de artesãos locais, pensar e criar novos objectos do dia-a-dia para serem usados em casa, na escola, no trabalho ou no campo.

                       Estruturado em seis fases, cada uma delas dá origem a um projecto diferente, criando novas formas de artesanato, tradições e estórias sobre a ilha.

1º Trimestre

Estórias & Materiais I: Papel
Mãos de Tesoura

                       Na 1ª fase do projecto, inspirados na tradição de recortes de papel, iremos criar um conjunto de peças recortadas elaboradas com papel feito à mão (usando fibras vegetais locais - plantas, algas, etc). Os recortes de cada peça irão ilustrar cenas do quotidiano Faialense relacionadas com o mar criando novas estórias sobre a ilha.
 

Estórias & Materiais II: Patchwork
2Rs: Retalhos e Recortes

                     A 2ª fase do projecto pega na tradição do patchwork para a manufactura de coberturas de cama, bolsas para o pão, e outras peças utilitárias. No passado, o patchwork, não sendo uma prática exclusiva do Faial, resultava de uma escassez de tecidos que levava ao re-aproveitamento dos mesmos para criar elaborados padrões geométricos. Nesta fase do projecto iremos criar novos padrões inspirados nas práticas de pesca da ilha, e novas peças mais ligadas aos gostos e necessidades do nosso quotidiano.
 

2º Trimestre

Estórias & Materiais III: Palha
Monstros do Mar: Criaturas nunca antes vistas

                       Nesta 3ª fase iremos inspirar-nos nos tradicionais bonecos de palha que normalmente retratavam cenas do dia-a-dia relacionadas com a faina agrícola. Iremos observar as formas e técnicas usadas para a manufactura dos bonecos, usando-as como mote para criar personagens dos mares que irão fazer parte de um desfile especial de Carnaval. Utilizando folhas de milho, objectos/materiais encontrados e objectos/materiais doados e madeira local (criptoméria) iremos começar por revisitar algumas das referências iconográficas dos monstros do mar imaginados pelos marinheiros durante os descobrimentos, questionando-nos sobre quais os monstros de hoje em dia, e de que seriam eles feitos, para criarmos máscaras e trajes das personagens que irão ilustrar novas estórias sobre monstros do presente.

Estórias & Materiais IV: Madeira
Mini-ilha, um passo atrás para dois em frente

                       Na 4ª fase do projecto iremos recriar e expandir a gama de bonecos miniatura tradicionais feitos em madeira, normalmente ligados à construção de presépios e, como tal, com carácter religioso ou agrícola. Iremos criar uma maquete do tamanho de casas de bonecas que retrate uma nova versão da ilha do Faial fazendo referência ao que existe na ilha do presente. Inspirados nas miniaturas de madeira iremos adaptá-las aos tempos contemporâneos, e repensar como a ilha poderia ser um lugar melhor. Quais os elementos principais da ilha - construídos e naturais? Qual a importância do elemento água?

                       Iremos usar restos de madeira de criptoméria (em bloco/ esculpidas) e materiais encontrados ou doados - lixo e restos de diferentes matérias para a criação de uma ilha em movimento. À semelhança das marionetas de água vietnamitas, iremos construir uma maqueta flutuante da ilha e documentá-la em movimento.

3º Trimestre

Estórias & Materiais V: Elementos vegetais
Cores e texturas dos 12 meses do ano


 

Estórias & Materiais VI: Bordados de palha e trigo
Papagaios-de-rede

 

                       Na 5ª fase do projecto iremos usar frutas, legumes e plantas da ilha para criar um calendário ilustrado para 2024 com impressões de elementos da natureza do Faial relacionados com alimentação. O calendário irá contar a história de como a ilha se transforma ao longo do ano. O que acontece no inverno? Quais os meses mais chuvosos? O que fazemos nos dias de praia?

                       Unindo desenho e impressão iremos criar um conjunto de 12 estórias (uma por mês) com 2 registos visuais diferentes: aquilo que podemos documentar no presente e aquilo que temos que imaginar/recordar por não estarmos no mês/estação do ano em questão.


 

                       Inspirados na arte tradicional dos bordados de palha de trigo usando tecido de tule preto, nesta última fase iremos experimentar construir ‘papagaios-de-papel’, i.e. ‘papagaios-de-rede’ usando redes de pesca abandonadas nas praias e nos oceanos que servirão de tecido, como o tule preto, sobre o qual iremos ‘bordar’ narrativas alusivas ao problema do abandono destas redes nos nossos mares.